domingo, 25 de dezembro de 2011

MOMENTOS DOIS - 21




25 de Dezembro de 2011

As histórias todas existem em Hannibas neste momento.
O seu novo corpo azul, da cor das pedras do fundo da lagoa onde repousa, ilumina as águas num clarão sem igual.
A neve chegou depressa.
A chuva que deu origem a todos os lagos e lagoas transforma-se num forte nevão que pinta de branco a paisagem.
O frio congela o tempo que ganha uma coloração azul esbranquiçada como a neve e a luz que ilumina as águas cristalinas da lagoa de Hannibas.
- Não sei o que procuro. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me de abrir a alma e revelar os meus segredos. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me das histórias que me contaram, esqueci o cheiro das cinzas das fogueiras para onde as lancei. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me de como são geladas as águas iluminadas e de como a morte parece tão aconchegante. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me de ser a esperança da família e de todo o reino, e de como me comportei. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me do pedido concedido, daquele em que desejei ser eu o rei. Pequei, pequei, e o tempo, prisioneiro no fundo destas águas, trouxe-me de volta a lembrança do perfume de meu pai. Tem sede e não consegue beber, arde em febre, treme, os olhos trazem a íris embaciada, incolor. Ninguém o protege, ninguém o trata. Levanta-se e avança desnudado em direcção á janela do torreão que o aplaude. A mãe montanha abre-lhe os braços, tira-lhe a febre que lhe torna a testa luzidia. A noite escura transforma-lhe o coração em pedra e o corpo em pássaro perdido, e o rei serpente voou, seguindo o chamamento sagrado como um verdadeiro soldado do império. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Crescemos sem saborear o valor desse triunfo. Só uma coisa podia fazer de mim um digno herdeiro deste reino. Existe algo de verdadeiramente errado em mim. Não pretendo sair do fundo desta lagoa tão cedo. O frio lá fora é tanto que congelou o próprio tempo, congelou os corações e o meu está gelado no fundo desta lagoa. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. O aconchego de todas as histórias é o que me vai mantendo vivo e vigilante mas ainda não arranjei coragem para escrever a minha própria história. O cheiro húmido da morte tem estado sempre à nossa espera, como uma jovem víbora amaldiçoada. Fazer planos é para quem considera ser alguma coisa e eu apenas consigo ter saudades de meu pai. Não sonhei ocupar o seu lugar e herdar o seu legado, não tão cedo, não sem ter compreendido como aqui cheguei. A tempestade esconde a mãe montanha e a morte surge sorridente ao meu lado no corpo do guerreiro. As pétalas azuis das flores da montanha chovem dos céus em seu redor. O guerreiro jaz inerte, desnudado, no imenso branco da paisagem. Deito o meu corpo azul ao seu lado e assim permanecemos, por séculos, debaixo desta plácida chuva de pétalas azuis. São como memórias, como pedras onde se guardam todas as histórias, e o Marthiris deixa de correr. As suas águas são as minhas lágrimas e são também as lágrimas de todos aqueles que não compreenderam como aqui chegaram, para glória da terra e da sagrada mãe montanha. E mais uma história nasce do coração das pedras azuis que forram o leito da lagoa. O tempo não tem permissão para acordar. Passaria tão depressa, veloz e autoritário, acabaria com a chuva de pétalas azuis que faz nascer, debaixo da neve, todas estas flores. As águas cristalinas são agora gelo azul iluminado onde me encontro cristalizado. Pequei, pequei, esqueci-me de como aqui cheguei. Esqueci-me de todas as histórias e derreti as memórias que ainda existiam no meu coração azul. Desejo umas asas brancas, infinitas asas brancas, poderosas, e desejo que todas as histórias sejam recordadas neste momento.

Corpo azul
Ilumina as águas
Num clarão sem igual
Cresce sem saborear
O valor do triunfo

As águas da lagoa do Marthiris
Gelo de azul cristalino
Cristalizam as memórias
Do coração azul de Hannibas


Pequei, pequei
Esqueci-me de como aqui cheguei
Desejo asas brancas
Infinitas
Desejo que todas as histórias
Recordem este momento

Sem comentários:

Enviar um comentário